Confira quadrinhos que te farão cair na risada

Afinal de contas, o que são os quadrinhos?

De acordo com o dicionário, quadrinhos são “história narrada por meio de desenhos contidos em pequenos quadros.”

No entanto, se formos pesquisar entre os especialistas no assunto, em algum momento vamos ler que “quadrinhos são uma forma de arte sequencial”, termo de Will Eisner um dos mais importantes quadrinistas que já existiu. Outra forma de Arte Sequencial é a Animação. Ao quebrarmos o movimento em vários quadros, temos a maneira que os quadrinhos usam para demonstrar uma sequência de acontecimentos.

E o que forma uma história em quadrinhos?

Basicamente temos um quadro, a imagem e a palavra,  lembrando que esses elementos sempre devem trabalhar em conjunto, pois nos quadrinhos o texto é lido como imagem.

Quadrinhos são uma linguagem, em que o tempo é mostrado como espaço. A maneira em que os quadros são distribuídos, determina quanto tempos está se passando.

Temos também certos recursos próprios, entre os principais encontramos o balão, usado para envolver as palavras, mostrando, ao mesmo tempo, quem fala e as onomatopeias, que indicam os sons do ambiente. No campo das imagens temos, por exemplo, as linhas de velocidade, que mostram movimento. Mas a cereja do bolo  segundo Scott McCloud é a sarjeta (espaço entre os quadros), nele o leitor imagina o que está acontecendo entre dois momentos da história, um recurso exclusivo dos quadrinhos e responsável pelo seu ritmo.

Aproveitando os recursos que a linguagem digital oferece, estaremos diante de uma nova mídia, uma nova forma de arte sequencial que, por sua vez, nós fará repensar a pergunta “o que são quadrinhos?”

Confira abaixo alguns exemplos de quadrinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*